domingo, outubro 29, 2006

STAR WARS - Exposição Oficial

Um evento decididamente digno de nota.

Mais de 150 objectos, modelos originais, 2 naves, story-boards e muito mais para (re)descobrir em cerca de 2000m2 daquela que é a exposição oficial da saga intergaláctica que conquistou gerações em todo o mundo.

O Museu da Electricidade ilumina-se para, trinta anos depois de ter dado origem a seis filmes, livros, jogos e numeroso material de merchandising, receber esta viagem que percorre os 12 mundos da galáxia Star Wars. Começando no mundo que viu nascer Anakin Skywalker, é na Sala de Projecção que, após um percurso de cerca de 2 horas, finda a visita, com a possibilidade de assistir à exibição dos filmes da saga e documentários sobre este imaginário. Uma oportunidade imperdível.

May the force be with you!

Alguns videos de promoção do evento: «Rise» e «Bang»

PRESS RELEASE

STAR WARS – 1 Nov a 14 Jan – Museu da Electricidade

Bem–vindo ao LADO SECRETO DA FORÇA… O mundo STAR WARS para visitar no Museu da Electricidade a partir de 1 de Novembro.

Uma visita guiada ao universo Star Wars Tatooine, Coruscant/Kamino, Naboo, Hoth, Endor, Mustafar, Death Star, Geonosis/Kashyyyk/Trade Federation/Utapau são os planetas da galáxia de Star Wars que dão nome às diversas salas da exposição oficial patente no Museu da Electricidade, em Lisboa. Cada um destes espaços recria os ambientes e sons próprios de cada um destes mundos tão conhecidos por quem acompanha esta saga galáctica criada em 1977 por George Lucas.

Com inspiração em fontes tão diversas como a mitologia clássica, a ciência contemporânea ou o progresso tecnológico, a saga Star Wars conta o percurso da família Skywalker, ao mesmo tempo que trata a questão eterna e universal da luta entre o bem e o mal, do confronto entre o lado positivo e o lado negro da Força.

A exposição

Numa área superior a 2.000 m2, o visitante é convidado a fazer uma viagem pelos bastidores da mais famosa saga cinematográfica. Ao longo do percurso vai encontrar 231 objectos, conhecer a evolução dos efeitos visuais utilizados e obter respostas científicas para diversas questões levantadas ao longo dos seis filmes. Tudo isto num ambiente que recria a estética da saga e que fornece informação detalhada sobre a maior aventura galáctica da história do cinema.

Entre os objectos expostos encontram-se cerca de 100 desenhos, modelos, naves, cenários e trajes usados durante a realização dos filmes. Entre as naves destacam-se a Naboo N-1 starfighter (com 10m de comprimento) e o Podracer de Anakin; entre os fatos originais encontram-se os de Darth Vader, Padmé, Yoda, Chewbacca e de outras personagens-chave. Todos estes objectos são originais, não havendo lugar a qualquer réplica.

Verdadeiro museu itinerante, a exposição obedece a rigorosas regras de transporte, acondicionamento e exibição de forma a garantir a correcta preservação do espólio cujo valor total ascende a mais de 10 milhões de dólares.

Vindas de Paris, as 86 caixas, construídas à medida das necessidades dos objectos, foram transportadas em 26 TIRs. Já em Lisboa, uma equipa de mais de 50 pessoas demora 10 dias a criar o ambiente da exposição, a dispor os objectos e a garantir a sua segurança e preservação ao longo das 10 semanas de exibição.

Os efeitos visuais e a abordagem científica

Três décadas de Star Wars correspondem também a 30 anos de pioneirismo nos efeitos visuais cinematográficos. Assim, a exposição mostra como a criação de uma empresa própria de efeitos especiais – a ILM (Industrial Light & Magic) – juntamente com o desenvolvimento e utilização do blue screen, das tecnologias digitais e do sistema de som THX se revelaram contribuições imprescindíveis na criação do universo Star Wars e na evolução do modo de fazer cinema.

Por outro lado, ao contar uma história que tem lugar numa vasta galáxia com numerosos sistemas planetários, Star Wars levanta questões de natureza científica. Da comparação entre a ficção e a realidade surgem respostas surpreendentes nos domínios da física, robótica, astronomia e biologia.

Ao longo da exposição, 12 painéis documentam algumas das fontes nas diversas ciências (Antropologia, História, Linguística, Aerodinâmica, Física...) que contribuíram para o desenho de toda a saga.

Suportes multimédia

Dos écrans de televisão que transmitem imagens de making-of e documentários específicos do conteúdo de cada sala, a uma parede croma que torna cada visitante personagem real dos filmes Star Wars, passando pelo pântano do Yoda e pelas animações 3D de objectos da saga, o visitante é confrontado ao longo da exposição com diversas situações onde a interactividade se torna obrigatória...e divertida!

Os filmes e os documentários

A viagem no tempo e no espaço pelo universo Star Wars termina na Sala de Projecção onde poderá assistir à exibição dos filmes da saga e de documentários sobre a história e criação deste imaginário.

Entre estes, recomenda-se o documentário realizado pela Lucas Films que inclui entrevistas aos diversos criadores. Este documentário inédito tem exibição exclusiva na exposição.

Espaço em Lisboa

Dadas as suas características arquitectónicas e disponibilidade demonstrada pela entidade reguladora do espaço, a Fundação EDP, o Museu da Electricidade foi o local escolhido para acolher a exposição oficial Star Wars em Portugal. Mais, a disposição desta exposição foi desenhada de forma integrativa, permitindo ao visitante desfrutar de 2 exposições em paralelo: Star Wars e a exposição permanente do próprio museu.

Curiosidades

- 10 salas de exposição, incluindo a sala de projecção
- Luke on Speeder Bike, avaliada em 175.000 dólares, é a peça mais valiosa
- Existem peças originais disponíveis para compra por coleccionadores
- A segurança da exposição é assegurada por um sistema de vídeo-
vigilância e por 6 seguranças permanentes 24h/24h
- As vitrinas são de vidro temperado com uma espessura de 10mm
- A iluminação da exposição é assegurada por leds que, para além de garantirem menores consumos energéticos, não aquecem nem irradiam raios ultra-violeta ou infra-vermelhos, garantindo uma maior protecção de cada objecto
- a identificação da exposição é trilingue: português, inglês e castelhano
- Existência de um espaço-ciência onde é possível testar o real e a ficção
- Máquina de projecção holográfica de Yoda que, na 2ª série, substituiu o primitivo sistema de marionetas

Tudo isto faz da Exposição Star Wars um evento ímpar a não perder, seja por cinéfilos, amantes de ficção científica, estudiosos de astronomia, fãs da saga ou simplesmente curiosos de todas as idades.

Uma oportunidade única de descobrir o lado secreto da Força.

May the Force be with you!

EXPOSIÇÂO STAR WARS
Museu da Electricidade
Domingo a 5ª das 10H às 20h
6ª e Sábados das 10h às 22h
Encerra às 2ª

Bilhetes à venda na bilheteira do Museu da Electricidade e em
www.ticketline.sapo.pt
Informações e reservas 707 234 234
Preço base dos bilhetes 10€

O suplemento Actual do Publico apresentou uma reportagem de duas páginas sobre esta exposição, que ainda não vi, mas aqui fica uma transcrição da noticia online do site do Publico:

No Museu da Electricidade
Exposição oficial "Star Wars" chega a Lisboa na próxima semana
27.10.2006 - 17h14 Lusa, PUBLICO.PT


A aeronave Naboo N-1 e os fatos originais do vilão Darth Vader e do mestre Jedi Yoda, duas das personagens centrais da saga cinematográfica "Star Wars – Guerra das Estrelas", são algumas das atracções de uma exposição itinerante que Lisboa recebe a partir da próxima quarta-feira.

Promovida pela produtora de espectáculos Uau, a exposição "Star Wars" permanecerá até ao dia 14 de Janeiro no Museu da Electricidade, em Belém, ocupando uma área de dois mil metros quadrados, onde se recriam alguns dos cenários nos quais se passa a acção dos filmes.

Aí, exibem-se centenas de objectos originais que integram o universo da ficção científica imaginado pelo realizador norte-americano George Lucas, entre os quais a nave Naboo N-1, com dez metros de comprimento, e os fatos de personagens como o felpudo Chewbacca e a rainha Padmé Amidala.

Contactada pelo PUBLICO.PT, Rita Duarte, assessora de imprensa da Uua, frisa que houve uma aposta "numa grande interactividade ao longo da experiência visual e sonora".

Até 14 de Janeiro, a organização espera atrair cerca de 150 mil pessoas, desde aqueles que acompanham a saga há 30 anos, quando saiu o primeiro "Star Wars", até aos cinéfilos adeptos da ficção científica.

No Museu da Electricidade, será possível assistir a documentários exclusivos sobre a aventura, além de poder ver todos os episódios da "Guerra das Estrelas", desde o primeiro filme, "Uma nova esperança", de 1977, até "A Vingança dos Sith", de 2005.

Harrison Ford, Mark Hamill, Carrie Fisher, Alec Guinness, Natalie Portman, Ewan McGregor, Samuel L. Jackson, Hayden Christensen, James Earl Jones (a voz de Darth Vader) e Frank Oz (voz de Yoda) são alguns dos actores que passaram pelos seis filmes.

Com um espólio avaliado em 7,8 milhões de euros, este "museu itinerante", como lhe chama Rita Duarte, já passou por S. Francisco, Milão e Paris, tendo sido necessários seis camiões TIR para transportar todos os objectos e equipamento técnico da capital francesa para Lisboa.

Sem comentários: