sexta-feira, maio 25, 2007

A long time ago in a galaxy far, far away...


Nem quero acreditar que já passaram 30 anos...

Mas é verdade.

As memórias que este poster me trás...
Um filme visto através de uns olhos jovens e maravilhados, completamente rendido a uma viagem audiovisual fantástica, desde as poderosas imagens iniciais até aos créditos finais, numa sala de cinema que até já nem existe.
A capa de um livro lido de seguida vezes sem conta, até as páginas se começarem a soltar, numa tentativa incessante de satisfazer a necessidade de imersão naquele universo tão atraente e cativante de uma saga épica, passada em tempos idos numa galáxia tão, tão distante, onde o bem ainda prevalecia sobre o mal.

Bem, e o resto, como dizem, é história.

O circulo da saga fechou-se por uma trilogia de filmes, avidamente consumidos repetidas vezes na mesma sala de cinema que já não existe, e que continuaram a maravilhar o jovem de então, cimentando uma relação que irá perdurar para todo o sempre.

O incessante desejo de algo mais levou ao longo dos anos a um consumo diverso mas moderado de produtos associados a esta saga, entre livros e bandas desenhadas que expandiam o universo da saga a níveis e complexidade de historia e enredo nunca esperados, modelos e figuras, jogos de computador, e diversas edições dos filmes da trilogia, primeiro em vídeo e finalmente em formato DVD.

As origens da saga retratada na trilogia original sempre foram umas das grandes questões a serem respondidas, e finalmente anos depois - talvez demasiados anos depois - essas questões foram respondidadas numa nova trilogia de filmes.

A nova trilogia também é espectacular no seu proprio contexto, novamente uma viagem audiovisual tremenda em todos os sentidos, mas o já não tão jovem de agora acabou por não se sentir tão maravilhado como à trinta anos atrás, mas mesmo assim ficou satisfeito - e ao mesmo tempo um pouco triste - pelo ciclo das origens da saga ter ficado completo, mesmo que as respostas a algumas questões tenham parecido algo forçadas, e outras nem sequer respondidas de todo.

A trilogia original continua a ser a minha favorita, e posso dizer que a continuo a ver toda de seguida sem nenhum esforço, sem que a mesma me pareça enfadonha e menos cativante, do que aquela primeira vez à trinta anos atrás numa sala de cinema que já deixou de existir.

Para comemorar estes trinta anos da saga, adquiri mais alguns produtos relacionados:
  • As edições em DVD das versões originais dos filmes da trilogia (sem os melhoramentos de efeitos especiais, com o Han Solo a disparar primeiro, sem gritos femininos do Luke Skywalker) agora a um preço mais cativante;
  • Diversos livros editados de uma forma ou outra tendo em conta este aniversário:
    • Sculpting a Galaxy: Inside the "Star Wars" Model Shop
    • The Complete Visual Dictionary
    • The Complete Cross-Sections
    • The Making of "Star Wars": The Definitive Story Behind the Original Film (o único que não chegou a tempo às minhas mãos para o aniversário)
O que o universo da saga ditará a seguir apenas o futuro o dirá.

Resta a certeza que a Força, essa, estará sempre connosco.



Sem comentários: