sábado, abril 30, 2005

Babylon 5: A Call To Arms

E cá estou eu para falar um pouco sobre uma das minhas ultimas «loucuras»...


Babylon 5 A Call To Arms
Mongoose Publishing
A Call to Arms is the game of space combat in the universe of Babylon 5. Throughout the station’s turbulent history, armed fleets have enacted the harsher policies of their governments. Now you can play out these confrontations on the tabletop with entire fleets drawn from the Earth Alliance, Minbari Federation, Narn Regime, Centauri Republic or any one of the many other races that dwell in the galaxy.

From skirmishes involving single cruisers hunting down raiders to the clashing of allied fleets against the forces of ancient beings aeons old, A Call to Arms is your ticket to exciting battles that take place in the depths of space. From tiny forces of raiders to the massed battle of Corianna VI, involving the League of Non-Aligned Worlds, Minbari, Vorlons and Shadows, anything is possible!

Como fan da série e do tema, não resisti a encomendar o Main BoxSet e umas quantas minis para lhe tomar o gosto...

O Main BoxSet possui tudo o que é necessario para começar a jogar, com um rulebook e counter-sets para representar as mais de 90 naves que estão descritas nos manuais, todas as facções. As miniaturas não são necessarias para usufruir do jogo, sem bem que imcrementam a experiencia, como será obvio.

user posted image user posted image

Aproveitei a embalagem, e na encomenda também mandei vir o Supplement 1 & 2, que permitem uma evoluçao do jogo, com novos cenarios, regras, campanhas, naves, armamento, e até dicas de modelismo.

user posted image user posted image

Na encomenda, chegaram também algumas miniaturas, como não poderia deixar.
Infelizmente, a minha Fleet Box ainda vem a caminho, pois não estava disponivel... o material relacionado com este jogo anda bem para o esgotado...

Uma das minis que recebi foi esta:

user posted image
Earth Alliance Warlock Advanced Destroyer

E posso dizer que a miniatura está bastante boa, em metal, excelente qualidade.
Já mostrei a mini a mais pessoal que foi da mesma opinião.

Há algum tempo atrás ouvi uns rumores que este jogo vinha a caminho (não sei bem de onde) para ser vendido por cá... alguma informação a confirmar esse facto?

Também disseram que o jogo «falhava» em termos de miniaturas, pois já tinham visto as minis do jogo e eram de pessima qualidade, fraca fabricação e construção... nada que chegasse a um nivel de um... BFG, por exemplo, que consideravam excelente, e que será o inevitável ponto de comparação, pois é o unico jogo do mesmo tipo com alguma divulgação por cá, e no fundo não se conheçe mais nada que não seja isso...

Posso dizer que deve ter havido algum engano nessa analise.

Devem ter confundido as minis do B5: CoA, da Mongoose, com as antigas minis do B5Wars, mais antigas, e que já foram descontinuadas, a produção foi terminada, e em termos de qualidade ficavam muito àquem das minis agora distribuidas pela Mongoose. Só pode...

Alguns dos masters do B5Wars foram usados como base para o desenho das minis do CoA, mas foram revistos. Algumas das minis são muito parecidas mas existem algumas diferenças, a dimensão de algumas peças são diferentes, outras foram completamente revistas.

Por exemplo a peça que indiquei, não tem nada a ver com a versão que existia do B5Wars, nem em tamanho, nem em qualidade.

As novas minis da Mongoose, mesmo em termos de montagem, não apresentam um dificuldade maior do que, por exemplo, as minis em metal do BFG.

Mas qualquer delas podem ser usadas no jogo, não existe essa limitação.

Largado este testamento, gostaria de saber se andam por ai mais pessoal a perseguir este jogo em particular, possiveis interesses ou experiencias com o mesmo, e se os rumores de que o jogo irá ser vendido por cá não passaram disso, ou se há alguns factos reais... quando, como, e onde?

Mais uma noticia relacionada com este jogo:

Space Combat Game Up For Origins Awards

Two games covered by SCN are nominated for the 2005 Origins Awards in the category: Best Miniatures Game or Expansion. A Call to Arms and Attack Vector: Tactical will find out on July 2nd if they won. Voting will be done by the Academy of Adventure Gaming Arts and Design who are published game designers, writers, artists and other game creators.


E mais algum historico sobre o jogo: A Call of Arms @ Starship Combat News

quinta-feira, abril 28, 2005

WWII In Color

WWII... A Cores...

Numa das minhas pesquisas sobre o tema - WWII, imagens a cores (que são raras) - dei com estes sites, que possuem um conteudo verdadeiramente espectacular, e para os quais deixo aqui uma referencia:

http://www.ww2incolor.com


Mais um, pequeno em conteudo, mas na mesma linha e com algumas imagens interessantes:

http://go.to/acoloredww2


quarta-feira, abril 27, 2005

Star Wars Miniatures: Revenge of the Sith

Pois é... este coleccionador (em oposição a jogador activo) JÁ TEM em suas mãos - desde o fim-de-semana passado - um Starter e uns boosters da nova expansão, Revenge of the Sith.



Starter Box

Desta vez estamos na presença de uma caixa grande, em cartão duro, de dimensões e formato similares a muitos boardgames que se podem encontrar por ai à venda...

Dentro da caixa encontramos:
  • High-quality painted figures:
    - Obi-Wan Kenobi, Jedi Master (15/60; "R")
    - General Grievous, Supreme Commander (32/60; "R")
    - 2x Super Battle Droid ("C")
    - 2x Clone Trooper ("C");
  • Figures Stat Cards;
  • Quick Start and Advanced Rulebooks;
  • One 20-sided die;
  • Checklist for the Revenge of the Sith set;
  • Fold-out gameboard;
  • Counters.
Conforme indicado, o terreno de jogo é feito cartão grosso, de boa qualidade, desdobrável, e possui uma dimensão já considerável. Um bom melhoramento, neste aspecto.

As figuras que acompanham o Starter são as seguintes:

user posted image user posted image user posted image

user posted image user posted image user posted image

E permitem jogar logo em pleno um dos cenários do jogo, descrito em pormenor no Quick Start Rules.

Boosters

Os Boosters possuem o formato habitual, com 7 figuras e respectivos Stat Cards, com a distribuição:
1x Rare/VeryRare, 2x Uncommon, 4x Common.

E não posso queixar dos boosters, pois fiquei logo nas mãos com:

user posted image user posted image

O nível de qualidade das miniaturas pré-pintadas manteve-se, e em alguns caso até parece estar um pouco melhor.

No global, muito bom, para as primeiras impressões...

segunda-feira, abril 25, 2005

Shadows Over Camelot

Novo jogo de tabuleiro da Days Of Wonder - Shadows Over Camelot



Shadows Over Camelot is a unique collaborative game featuring a malevolent twist! As the incarnation of the Knights of the Round Table, players work together to defeat the forces closing in on Camelot. But players must be vigilant for a traitor in their midst who is biding his time – secretly sowing the seeds of havoc and destruction. Yet too much suspicion will undermine the knights' efforts to protect the kingdom.

In most games, players compete against each other to achieve victory. Shadows over Camelot proposes a journey of a very different kind, where you and your fellow players, as Knights of the Round Table, will collaborate to jointly defeat... the game!

By Serge Laget & Bruno Cathala
For 3 - 7 players
Coming to a reseller near you in June 2005!





Chamou-me a atenção pelo facto deste jogo prioridade no calendário para 2005 da DoW, relativamente às novas expansões para o Memoir'44...

Será que vamos ser presenteados como um novo jogo ao nivel de um Memoir'44?

Imagens do imenso terreno de jogo usado como prototipo de desenvolvimento:

user posted image

Uma excelente preview do Shadows Over Camelot @ GameFest... o jogo decididamente promete...

Mais algumas imagens...
(click para maior resolução)

Os vários tabuleiros de jogo (sim, os vários):

user posted image

As miniaturas dos Cavaleiros:

user posted image

domingo, abril 24, 2005

Príncipe Valente

Príncipe Valente, Nova Edição Portuguesa.

Não fazia a minima ideia, dei com esta noticia por acaso...

Livros de Papel é uma nova editora de José Manuel Vilela e Manuel Caldas, que acaba de editar com o novo logótipo o primeiro volume daquela que promete ser a melhor edição do Principe Valente de sempre, 75 pranchas de 1943-44 inéditas em Portugal.

Por enquanto o álbum, com 1000 exemplares de tiragem, está apenas à venda na livraria Vilela, na Calçada do Duque (escadinhas do Duque), 19 A – 1200-155 Lisboa – tel.: 21 343 28 28. Distribuição mais generalizada só lá para meados de Maio.

Capa do Album:



Comparação de uma vinheta entre várias prestigiadas edições internacionais:
(clicar para ampliar)

user posted image

Penso que o preço ronda os €25.

BD Jornal

Dei com esta noticia, fica aqui a referencia.
(Por acaso, ainda não vi esta publicação à venda)

2005.04.20 @ CentralComics

Já está disponível o primeiro exemplar do BD Jornal, um novo periódico mensal com distribuição nas bancas, dedicado à divulgação da 9ª Arte junto do grande público.

Da autoria de Jorge Machado Dias, o BD Jornal pretende reunir na mesma publicação toda a informação referente à publicação de banda desenhada, bem como à divulgação de eventos relacionados com BD (festivais, exposições, feiras) e educar o público sobre histórias, temáticas e autores. Eventualmente, existem planos para falar também sobre o cinema de animação.

O BD Jornal pretende também ser um ponto de encontro de todos os autores e especialistas da área, podendo dar voz a autores que tenham material novo para divulgar, bem como incluir uma variedade de artigos diferentes, de escritores novos ou conceituados, que escrevam sobre BD nos vários média nacionais.

A primeira edição já está à venda e inclui uma reportagem sobre o Festival de Angoulême 2005, da autoria de Geraldes Lino, uma reportagem sobre o falecido Will Eisner, e artigos sobre os festivais de BD de Beja e Almodôvar, falando sobre a explosão da banda desenhada no Alentejo. O jornal inclui colaborações de João Miguel Lameiras, Leonardo de Sá e Nuno Franco

O BD Jornal tem edição mensal em 32 páginas, no mesmo formato do Blitz e do Jornal de Letras, sendo a primeira e a última páginas a cores. Está prevista uma tiragem de 5000 exemplares nesta primeira fase. O preço é de 2 euros!

Podem encontrar uma apresentação e descrição mais completa (com imagens) desta nova publicação no Blog do Machado Dias, o Kuentro: http://kuentro.weblog.com.pt

E também podem encontrar por lá uma lista dos locais onde a publicação pode ser encontrada à venda... parece que é algo complicado...

segunda-feira, abril 18, 2005

Vae Victis

Possivelmente muitos já a conhecem, leram, ou compram... mas por acaso esta revista ainda não me tinha chamado a atenção.

Já a tinha visto no site da H&C, mas não a tinha visto à venda por cá, pelo menos não tenho reparado nela.

Vae Victis
Le Revue du Jeu D'Histoire Tactique et Strategique
http://www.vaevictis.com
http://www.vaevictismag.com

user posted image
Um revista francesa bimensal, sobre jogos históricos e de estratégia, com secções bastante interessantes.

Todos os números são acompanhados com um jogo completo de oferta, no caso deste numero o «EBRE 1039» (podem ver o jogo na imagem acima).

Um apanhado da «Ordem de Batalha» para este #61 da Vea Victis:

* Boargaming news (short reviews)
* Seven Days of 1809, OSG (analysis)
* Roads to Leningrad, GMT (analysis)
* Boers War (miniatures, campaign and PoW scanario)
* The Spanish Reconquista (historical article)
* N'Gala Tigers (DCK scenario)
* EBRE 1938 (inserted game on the summer 1938 republican offensive)
* Ecole de Guerre (miniatures, DBN 2 rukes analysis)
* Competitions and tournaments (minutes, pictures and results)
* Savage Station 1862 (DBG scenario)
* Books (news)
* Playing the Reconquista (miniatures)
* Miniatures (news)
* Cyberstratège (computer games news)


Esta revista poderá agora ser adquirida na Quitecnica e Plus Ultra, em Lisboa.

Fica aqui a referencia.

quarta-feira, abril 13, 2005

Star Wars: Figuras de Chumbo

Colecção Planeta DeAgostini

Como seria de esperar, com o aproximar da loucura Star Wars devido à estreia do Episódio III, este tipo de iniciativas começam a multiplicar-se.

A Planeta DeAgostini (Espanha) tem uma nova colecção de Figuras de Chumbo, à escala 1/32:

user posted image

Podem encontrar toda a informação em: Star Wars -Figuras de Plomo
E um Folheto Explicativo em PDF.

user posted imageuser posted imageuser posted image
user posted imageuser posted imageuser posted image

Por curiosidade, já estive a dar uma olhadela no site Português da Planeta DeAgostini, mas não vi nada assinalado...

Será que esta colecção irá ser lançada também por cá?